quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL


      O post de hoje é mais um desabafo do que uma dica ou um desejo: O HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL.

 

      O Horário de Verão surgiu no Brasil no verão de 1931/1932, mas até 1967 era feito de forma esporádica, para que no verão as pessoas pudessem acordar mais cedo e utilizar-se da luz natural do sol para seus afazeres, proporcionando uma economia, evitando colocar em funcionamento em determinados horários, usinas que seriam necessárias para gerar energia elétrica no horário onde muitos estão fazendo uso desse recurso.

 

      Aqui no nordeste, mas precisamente em João Pessoa (PB) já utilizamos de tal recurso, mas nos últimos anos nos mantemos com nossos relógios no mesmo ritmo de sempre, sem haver a necessidade de atrasar nossos ponteiros ou adiantá-los.

 

      Antigamente achava até bom, pois a programação das redes de TVs nacionais seguia o horário de verão e eu podia ver aqueles programas que eram transmitidos mais tarde e não os assistia por ter a necessidade de acordar mais cedo, seja para trabalhar ou estudar. Também tinha suas desvantagens, já que alguns programas de TV que passavam mais cedo, eu não podia acompanhar, porque algumas vezes ou ainda estava dormindo, ou estava estudando ou trabalhando.

 

   Ultimamente me sinto totalmente desorientada, no real sentido, pois as redes de TVs passaram a tentar nos enganar e dessa forma também nos excluindo de sua programação.

       

    Visando não perder o público destes programas que passavam mais cedo, passaram a enquadrar o horário da TV ao nosso horário local. Bom, não é? Vamos ver...

 

      Adequando a programação para que pudéssemos acompanhar, passamos a assistir aos programas que são transmitidos ao vivo para a maioria das regiões do país, gravado. Isso mesmo! O que muitos já assistiram nas regiões com horário de verão, eu só vou assistir 1 hora mais tarde, ou seja, programas como o BBB que é ao vivo (não que seja grande coisa), que tem uma interatividade do público, são transmitidos gravados, evitando dessa forma a participação de telespectadores da minha terrinha.

 

      Ah, mas existe uma exceção que as mulheres ADOOOORAM, as quartas feiras, dia de jogo: nossa programação é adequada a rede nacional para que os marmanjos, e marmanjas, que são loucos por futebol possam acompanhar, e as coitadas como eu, são obrigadas a mudar seu horário mental, aquele em que sua novela costuma passar entre 21:00/21:30 para vem antes do horário que estamos habituados a assistir por aqui neste período.

 

      Ia esquecendo outra coisa: o que muitos já assistiram e que ainda vamos assistir, já está divulgadíssimo nos portais das emissoras, assim como nas redes tão comumente sociais, tirando a emoção de ver em primeira mão como os demais. Mas o futebol pooooode!

Nenhum comentário:

Postar um comentário